
A História do Chocolate
O chocolate tal como conhecemos hoje é fruto de sucessivos aperfeiçoamentos. Contudo, a história deste delicioso alimento é já bastante longa.
É apreciador de chocolate e fã incondicional do Coqui? Então não vai querer perder este artigo e conhecer toda a história do chocolate.
Ora, o chocolate é feito com base na amêndoa fermentada e cacau torrado e a sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central.
Na época dos Descobrimentos, o chocolate foi transportado até à Europa onde se tornou conhecido pelo seu delicioso sabor, contudo, devido às necessidades climáticas das plantações não foi possível a produção de chocolate no Continene Europeu.
Atualmente, em termos de plantação o chocolate é maioritariamente oriundo da África Ocidental, que prima pelo seu clima húmido.
Este alimento doce é fruto de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da sua história. Este produto era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza.
Os Europeus começaram, no entanto, a adicionar especiarias e a misturar este produto com componentes doces, como forma de adequar o chocolate ao seu gosto.
Com o desenvolvimento dos processos industriais e das técnicas culinárias surgiu entretanto o chocolate para leite e posteriormente a forma sólida, mais conhecida por tabletes de chocolate.
Paralelamente o chocolate começou ainda a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa.
Hoje em dia existem inúmeras formas de chocolate como chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, o chocolate é também um ingrediente muito utilizado em receitas.
Com o tempo, foram também surgindo diversos mitos sobre este tão doce alimento, que é adorado por 9 em 10 pessoas.
Continue a acompanhar o nosso blog e descubra ainda mais sobre chocolate. E não se esqueça, acompanhe os nossos artigos com um Coqui a gosto!



